11 de fev. de 2016

Cinismo


"Cinismo"

(Desconheço o autor)
O mundo está fazendo você cínico? Não se preocupe ... você não está sozinho. Entre, estranho, e feche a porta atrás de você.
Você está no Santuário do cínico agora, a salvo dos vexames mundanos que podem ter trazido você aqui. Que tipo de vexames iria conduzir um ser humano de outra maneira saudável para buscar consolo entre os cínicos? Como sobre estes, para começar:
Excesso de trabalho;
Desemprego;
"Vamos manter o seu currículo em arquivo";
Os políticos e outros mentirosos;
Sentindo-se como um estrangeiro em seu próprio país;
Sentindo-se como um estranho em sua própria família;
Sendo ridicularizado por seus inferiores;
Querendo saber se você é inferior a seus inferiores;
Ficando careca;
Ficar preso em uma má carreira;
Percebendo que uma má carreira faz uma vida ruim;
O declínio da civilização ocidental;
O triunfo de baratas e banqueiros de investimento;
Feiúra em todos os lugares que você olhar (principalmente onde há espelhos);
Livros de queijo que permanecem na lista de bestsellers de 187 semanas;
Decepção crônica;
Percebendo que tudo o que você gostaria de comer pode matá-lo;
Comer brotos de feijão e morrer jovem de qualquer maneira;
Danação eterna como recompensa final;
Etc.
Aqui nestes recintos agradáveis você não vai ser esnobado por cliques do ensino médio esnobes ou atormentado por patrões sem noção. Você não terá de suportar ativistas beligerantes ou merchandising para o mais recente filme blockbuster. Aqui você não encontrará gurus da Nova Era, não há planos de dieta infalível que pode sair pela culatra dois meses depois, não há certezas ou presunção de qualquer tipo.
Se você pensa de si mesmo como um cínico - ou mesmo se você não tem certeza do que chamar-se - Eu gostaria que você se sentisse em casa aqui. Você é um idealista descontente, uma sagacidade subversiva, um desajuste profissional, um bobo da corte cético, um rabugento, um misantropo, ou um sentimental em segredo que anseia por uma vida mais simples, mais doce? Então você está entre espíritos afins; você encontrou sua tribo adequada. É você amargo, alienado, subvalorizado ou oprimido? Provavelmente, você vai se encaixar bem. Você nasceu cínico, ou cinismo foi imposto a você? De qualquer maneira, este texto foi projetado para você.
Todos os cínicos que visitam essas páginas são tão diversos quanto os cães, mas somos todos irmãos sob a pele. Algo sobre os caminhos do mundo nos faz querer a uivar. Em vez de latir para a lua - uma atividade que poderia fazer alguns de nós serem levados pela carrocinha – nos unimos aqui na grande tradição dos antigos cínicos. Deixe-me dizer-lhe sobre eles.
Uma breve história do cinismo:
O cinismo é uma invenção grega, como a coluna dórica e o sanduíche gyro. Os primeiros cínicos eram estudantes de um filósofo agora obscuro chamado Antístenes, que por sua vez foi aluno do ilustre Sócrates. Como Sócrates, os cínicos acreditavam que a virtude era o maior bem. Mas eles tomaram um passo além do que o velho mestre, que apenas iria desafiar a boa índole de pessoas inocentes em debates e deixar sua própria loucura tropeçar-los.
Os cínicos eram mais contundentes quando ele veio para expor tolice. Eles saíram nas ruas como uma matilha de cães ("cínico" vem da palavra grega para o cão), observar a multidão passar, e ridicularizar qualquer um que parecia pomposo, pretensioso, materialista ou francamente mau. Na verdade, os primeiros cínicos admiravam os cães pela sua liberdade, a sua jovialidade e alegria, sua moralidade simples e até mesmo a sua falta de vergonha sobre funções corporais. Os antigos cínicos abraçaram a pobreza, mas levavam uma vida ferozmente disciplinados. Eles tinham orgulho de sua independência e integridade.
O mais famoso dos cínicos antigos era Diógenes, que supostamente passou a residir em uma banheira para demonstrar sua liberdade perante qualquer material. Filósofo irritadiço, Diogenes introduce-se dizendo: "Eu sou Diógenes, o cão. Eu acaricio a espécie, a casca da ganancia e mordo canalhas." Ele usaria uma lanterna à luz do dia, explicando que ele estava à procura de um homem honesto. Mesmo Alexandre o Grande não escapou incólume. Quando o jovem conquistador foi encontrado por Diogenes expondo-se ao sol no mercado e perguntou como ele poderia ajudá-lo, o velho filósofo respondeu secamente: "Você pode sair da minha luz do sol."
Como você poderia esperar, o hábito de ridicularizar seus concidadãos dos cínicos antigos não os atraía muitos amigos. As pessoas geralmente não gostam de ouvir a dura verdade sobre si mesmos, especialmente em público. Mas os cínicos achavam que estavam em uma missão de Zeus. Como o filósofo estóico Epicteto escreveu vários séculos mais tarde, "Um cínico é um espião que tem o objetivo de descobrir que coisas são amigáveis ou hostis ao homem; depois de fazer observações precisas, então ele volta e relata a verdade."
Os cínicos têm vindo a fazer estas observações e relatar a verdade desde então. Os antigos cínicos tinham virado pó, mas seus sucessores realizaram o cinismo nobremente em seu espírito. Grandes nomes como Juvenal, Rabelais, Swift, Voltaire e Mark Twain têm usado ferramentas cínicas clássicas - amarga ironia, sarcasmo cortante e ridicularização - para expor as loucuras de seus tempos, bem como as fraquezas intemporais da humanidade. Se você se considera um cínico, se orgulhe de sua herança; o mundo precisa de você mais do que nunca.
O que cinismo significa hoje, e porque os cínicos precisam de um santuário:
Dizer a verdade pode fervê-lo em água quente. Por mais que o mundo precisa de seus cínicos, ainda não percebe que ele precisa deles. Os cínicos hoje são habitualmente castigados por políticos, chefes corporativos e outros cidadãos produtivos com gramados bem aparados; eles sabem que nós estamos prontos pra eles, e por isso estamos geralmente sendo associados com os canalhas contraproducentes que grelham bebês, com obscenidades em monumentos públicos quando não estamos com tinta spray. Estamos sendo retratados como mestres da discórdia e intriga, desconfiados e indignos de confiança. Desde que nós não somos líderes nem seguidores, estão esperado que saiamos do caminho - e os senhores gramado-aparado ficam furiosos quando não o fazemos. Ninguém ama um cínico, exceto talvez outro cínico.
Mesmo a definição do dicionário de um cínico faz nos olhar como canalhas. Além de lançar-nos em uma luz negativa:
"Um crítico dos defeitos;.. aquele que acredita que a conduta humana é motivada inteiramente pelo auto-interesse"
Onde está a dica de ideais perdidos, o humor triste, a alma infantil feridos que se esconde por trás do sarcasmo cínico?
Oh tribo tristemente caluniada e incompreendida que nós somos! Cinismo, afinal, não brota da crueldade ou agressividade, mas a partir precisamente do oposto: um amor fatal da virtude. Se fôssemos meros realistas, não teríamos necessidade de cinismo; o mundo nunca nos decepciona, porque nós esperaríamos tão pouco dele. Mas os melhores cínicos ainda são idealistas sob suas peles marcadas. Queríamos que o mundo fosse um lugar melhor, e não podemos livrar-se da decepção quando ele nos decepciona. O nosso cinismo nos dá o poder doloroso de se ver tosquiado vida de suas ilusões de sustentação. Assim, a minha própria definição de um cínico:
"Um idealista cujos óculos cor-de-rosa foram removidos, partido em dois e pisado no chão, imediatamente sua visão melhorou."
Se fôssemos ativistas, nós faríamos algo construtivo sobre o nosso descontentamento. Mas nós somos espertos o suficiente para saber que não vai prevalecer e, provavelmente, um pouco preguiçoso demais para tentar qualquer trabalho que está predestinado ao fracasso. Então, nós retaliamos com a nossa marca especial de sagacidade. Se não podemos derrotar nossos opressores, pelo menos podemos zombar deles em bom companheirismo. Isso é cerca de tanta justiça como um cínico pode esperar.
As variedades de cínicos:
Como os cães, os cínicos vêm em todas as formas e tamanhos. Temos cínicos virtuosos, cínicos sarcásticos e cínicos maus ... cínicos nascidos e convertidos de meia-idade. Aqui está um guia breve, mas valioso para as raças de cínico que você vai encontrar hoje. Que tipo é você? (Esteja ciente de que há uma abundância de cínicos "raça misturada", combinando duas ou mais das características listadas abaixo.)
Cínicos de nascimento: Alguns de nós são apenas céticos e irreverentes por natureza, e essas pessoas parecem deslizar facilmente em cinismo ao longo da vida. É o seu direito de primogenitura.
Cínicos descontrolados: Eles não conseguem resistir e vivem zombando qualquer pessoa menos astuta do que eles, e seu sarcasmo implacável pode irritar a qualquer um. Mas eu tenho que confessar que eles adicionam tempero para nossa tribo.
Cínicos palhaços. Eles apreciam positivamente seu cinismo e conseguem transformá-lo em um animado circo.
Cínicos raivosos: Seu cinismo fez-lhes amargos e rabugentos. Eles sofrem por dentro, mas muitas vezes entretêm e iluminam o resto de nós.
Cínicos misantropos: Primos de primeiro grau para os cínicos irritados, eles ganham qualquer conforto que eles podem a partir de desprezar os outros seres humanos.
Cínicos feridos: Essas pessoas de boa índole começaram esperando o melhor da vida e, em algum lugar ao longo do caminho, tiveram o tapete puxado debaixo deles. Eles descobriram a sua consternação que o mundo não recompensa a bondade ou a integridade, embora no fundo de seus corações eles ainda se apegam a ambos.
Cínicos alienados: Eles são uma raça à parte: vagamente deprimidos, retraídos, propensos a mórbidos pensamentos, niilismo e desespero. Pense "emo".
Cínicos "sociais": Eles levam uma vida obediente, produtiva e, muitas vezes feliz, mas vai fazer uma pose cínica em público por seu valor de entretenimento.
Cínicos irônicos: Mais reflexivos do que amargos, eles calmamente desafiam valores convencionais com suas idéias peculiares.
Cínicos contrários: Eles não podem aceitar certezas ou presunções de qualquer espécie, de modo que desenvolveram o hábito de questionar toda a sabedoria existente... uma característica valiosa, até certo ponto.
Cínicos desconfiados: Fiéis à definição do dicionário atual do cinismo, eles suspeitam dos motivos de todos, acreditam que todo o comportamento humano é regido pelo egoísmo, e olham ao redor para ver um caixão sempre que eles sentem o cheiro de flores. Exemplo: Seu vizinho da rua com o esconderijo de armas e suprimentos de sobrevivência.
Cínicos positivos: Um paradoxo? Eu não acho. Você pode usar as ferramentas de cinismo (indignação, desobediência, zombaria) para lutar contra os males do mundo e, em sua própria forma, torná-lo um lugar melhor para o resto de nós. Exemplos: Sócrates, Jesus, Voltaire, Thoreau.
Ex cínicos: Sim, alguns cínicos começaram sua suficiência de cinismo e seguiram em frente. Isso pode realmente ser uma coisa boa. Eu defendo o cinismo como uma estação -stop necessário ao longo da estrada para a iluminação, mas eu não acredito que ele tem que ser o trabalho da sua vida. O cinismo lhe dá a perspectiva que você precisa para entender as realidades muitas vezes tristes do universo. Armado com esse conhecimento, você pode avançar para voltar a envolver com a vida e fazer a diferença.
Os prós e contras de cinismo:
Os especialistas estão divididos sobre se o cinismo é bom ou ruim para você, então é claro que a verdadeira resposta não é simples.
Primeiro vamos olhar para o lado negativo da razão:
Até mesmo o autor do The Cynic’s Dicionary tem que confessar que muito cinismo pode ser perigoso para sua saúde. (Eu recomendo o cinismo com moderação, como o álcool e gorduras saturadas). Por exemplo, os médicos especialistas afirmam que os cínicos desmaiam por doença cardíaca três a quatro vezes mais que os não-cínicos. Se for verdade, essa estatística chocante provavelmente pode ser atribuída à suspeita inata do cínico de médicos especialistas (como os que emitiram o relatório sobre os cínicos e doenças do coração), sua indiferença sobre dieta e tabagismo, e sua indiferença para o exercício.
O cínico que luta com o mundo (ou se desengata dele) pode acabar sozinho, hostil, ansioso e deprimido, o que provavelmente não encontra nada de bom como um indicador de longevidade. Gostaria também de saber se a oposição perpétua do cínico aos caminhos do mundo, eventualmente, enfraquece sua vitalidade e vontade de viver. Afinal de contas, nós, os cínicos, somos propensos a acreditar que nada do que fazemos faz a diferença, então talvez nossos cérebros enviam subliminarmente sinais de "abortar" para os nossos corpos.
O nosso cinismo pode nos derrubar em nossas vidas sociais e profissionais, também. Nós não somos "jogadores de equipe", depois de tudo, e nossa negatividade crônica pode enviar a mensagem errada para os não-cínicos que esperam de nós a cooperar. Ficamos com duas opções viáveis: cerrar os dentes e ir junto ... ou cair para fora e encontrar companheiros cínicos que pensam como nós.
Finalmente, um mundo cheio de cínicos provavelmente não iria conseguir um lote inteiro. Sim, nós somos uma parte essencial da mistura, mas mesmo eu vou admitir que a civilização precisa de seus tipos com visão de futuro que realmente saem e fazem as coisas.
Agora vamos olhar para o lado positivo de cinismo:
Um verdadeiro cínico normalmente exige verdade de conhecidos, figuras públicas e instituições similares. Em um mundo notoriamente corrupto, isso só pode ser uma coisa boa. Os cínicos ajudam a manter todos os honestos. Vemos através de farsa e hipocrisia, deploramos eufemismos insinceros, odiamos valentões e nos afastamos dos tolos. Nós somos o menino que gritou que o rei está nu; o mundo precisa de nós mais do que ele sabe.
O que é que o nosso cinismo faz por nós, exceto alienar-nos à depressão e doença cardíaca prematura? Um bom cínico recusa-se a ser uma vítima passiva. Quando o mundo tenta nos demitir ou pisar nos calos, não apenas lamentamos e rangemos os dentes; nós retaliamos com a nossa marca especial de humor cínico. Nós zombamos. Nós zombamos. Nós rimos. Nós solidarizamos com os nossos pares cínicos. Nos agrupamos. Começamos sites cínicos. Ao fazer isso, nós tomamos o controle de uma situação que de outra forma nos faria sentir impotente.
Provavelmente o mais importante, o nosso cinismo nos ajuda a manter nossa integridade quando o resto do mundo está vendendo para fora. Claro, nós não pudemos colher os mesmos benefícios...(...) Mas estamos recompensados com a consciência limpa, uma bússola moral de confiança e um senso de si mesmo intacta. Isso, meus amigos, não é nada para zombar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...