19 de ago. de 2015

Tecnologia avançada no passado? Estátua Maya com símbolo "QR code" choca intenautas


Uma estátua, alegadamente Maya, tem intrigado muitos internautas, nos últimos dias, em redes sociais. A estátua dita Maya, tem um corpo humanoide e uma cabeça muito singular. Ela parece ser uma espécie de representação de um código QR, um código de barras moderno, lido por Smartphones. Saiba o que é o código:
Código QR (sigla do inglês Quick Response) é um código de barras bidimensional que pode ser facilmente esquadrinhado usando a maioria dos telefones celulares equipados com câmera. Esse código é convertido em texto (interativo), um endereço URI, um número de telefone, uma localização georreferenciada, um e-mail, um contato ou um SMS.

Inicialmente empregado para catalogar peças na produção de veículos, hoje o QR Code é usado no gerenciamento de inventário e controle de estoque em indústrias e comércio. Desde 2003, foram desenvolvidas aplicações que ajudam usuários a inserir dados em telefone celular (telefone móvel) usando a câmera do aparelho. Os códigos QR são comuns também em revistas e propagandas, para registrar endereços e URLs, bem como informações pessoais detalhadas. Em cartões de visita, por exemplo, o código QR facilita muito a inserção desses dados em agendas de telefones celulares. Programas de captura ou PCs com interfaceRS-232C podem usar um escâner para capturar as imagens.

O padrão japonês para o código QR, JIS X 0510, foi lançado em janeiro de 1999 e corresponde ao padrão internacional ISO/IEC 18004, tendo sido aprovado em junho de 2000. Segundo o site da Denso-Wave, o “código QR é aberto para uso e sua patente, pela Denso-Wave, não é praticada”.

Por exemplo, o código do blog ETs & ETc… é esse:

Curiosíssimo, não? A semelhança é impressionante.
Sabemos que estas civilizações antigas costumavam representar, em obras de arte, o que viam no seu dia a dia. Se esta estátua for realmente uma estátua Maya, onde esta civilização, de milhares de anos atrás, poderia ter visto tal código? Teriam visto em monitor de algum antigo astronauta? Só podemos especular…
Assim como pudemos especular sobre as ONDAS ELETRÔNICAS EM PETRÓGLIFOS MILENARES feitas pelos antigos índios do sudoeste americano.
qr
Código QR parecido com a cabeça da estátua.
Como podem ver, esta questão deixa muito mais dúvidas do que esclarecimentos. Porém estamos na luta por mais informações como:
Esta é mesmo uma estátua Maya?
Onde está exposta?
Qual o contexto histórico?
Podemos decodificar a imagem para tentarmos encontrar uma mensagem que nos faça sentido?
Vamos correr atrás de mais informações sobre esta estátua, quem quiser colaborar com o blog, fique a vontade. Quando tivermos mais informações, atualizaremos esta postagem…

http://www.etseetc.com/2015/08/misterio-da-estatua-maya-qr-intriga-internautas/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...