19 de ago. de 2015

Estar solteiro (a) não significa solidão


Comentando a Pergunta da Semana
A maioria das pessoas que responderam à enquete da semana acredita que ser solteiro (a) não é sinônimo de solidão. Não tenho a menor dúvida disso.
Entretanto, existe uma campanha com grande difusão para que todos acreditem que só é possível ser feliz tendo uma relação amorosa fixa e estável. Desde crianças somos condicionados a acreditar que só é possível encontrar a realização afetiva dessa forma e raramente se duvida disso.
A necessidade de se ligar profundamente a uma única pessoa é tida como verdade absoluta. E é por isso que homens e mulheres procuram incessantemente um par amoroso, pagando qualquer preço para mantê-lo.
Que o ser humano necessita se unir e se comunicar com outras pessoas não há dúvida. Mas isso não significa que ele tenha, necessariamente, que se relacionar com uma pessoa de forma exclusiva. Quando alguém diz que não quer viver sozinho, está se referindo a não ter um parceiro amoroso.
Para muitos a possibilidade de viver bem sem uma relação amorosa romântica parece impossível. Entretanto, ninguém consegue ser feliz sozinho sem desenvolver a autonomia pessoal.
Isso implica não só adquirir uma nova visão do mundo, do amor e do sexo, mas também não depender mais do amor exclusivo de alguém para manter a autoestima elevada. Principalmente porque se está livre para criar com os amigos vínculos tão profundos, em que se amparam afetivamente.
Embora existam ótimos casamentos, uma pesquisa concluiu que quase 80% dos casados se sentem decepcionados com a vida a dois. Em muitos casos, a vida das pessoas solteiras é muito mais rica e interessante do que a da maioria das pessoas casadas.
Há solteiros (as) que declaram ser melhor viver longe das cobranças e imposições de uma relação estável; dizem ter liberdade de sair com quem quiser, sem se sujeitar aos ciúmes e inseguranças do parceiro.
Podem viajar para qualquer lugar e com quem bem entenderem, chegar em casa a qualquer hora, sem dar explicações, ter experiências sexuais com parceiros variados sem medo ou culpa.
Com todas as mudanças que observamos nas formas de relacionamento amoroso, parece pertencer cada vez mais a um passado distante a letra de Vinicius de Moraes que diz: “É impossível ser feliz sozinho…”.


http://reginanavarro.blogosfera.uol.com.br/…/estar-solteir…/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...