7 de jul. de 2015

O que é Mecânica Quântica

Os princípios da física quântica foram desenvolvidos nas primeiras décadas do séc. XX, quando se percebeu que a teoria newtoniana não era adequada para descrever a Natureza aos níveis atómicos - ou subatómicos. As teorias fundamentais da física descrevem as forças da Natureza e a forma como os objectos reagem a elas:
Teorias Clássicas - teorias como as de Newton. São construídas a partir de um referencial que reflete a experiência de todos os dias, na qual os objetos materiais têm uma existência individual, uma localização precisa, trajectórias definidas, etc;
Teoria Quântica - estabelece um esquema conceptual completamente diferente do da clássica, em que a posição, a trajectória e até o passado e o futuro de um objeto não são determinados com precisão.
Os comportamentos de todos os objetos obedecem às leis da física quântica e as leis newtonianas são uma boa aproximação para descrever a forma como se comportam os objetos macrocópicos compostos por esses componentes quânticos.
Outro preceito fundamental da física quântica é o princípio da incerteza, formulada por Werner Heinseberg em 1926:
este princípio diz-nos que há limites para a nossa capacidade de medir simultaneamente certos dados, tais como a posição e a velocidade de uma partícula. Se multiplicarmos, por exemplo, a incerteza da posição de uma partícula pela incerteza do seu momento (a sua massa vezes a sua velocidade), o resultado nunca poderá ser inferior a uma certa quantidade fixa, chamada a constante de Planck (isto é, quanto mais exactamente se mede a velocidade, menos exactamente se pode medir a posição e vice versa).
Segundo a física quântica, independentemente da quantidade de informação que possamos obter ou das nossas capacidades computacionais, os resultados dos processos físicos não podem ser previstos , porque não são determinados com certeza.
A Natureza determina o seu estado futuro, através de um processo que é fundamentalmente incerto: permite um certo número de diferentes eventualidades, cada uma das quais com uma certa probabilidade de ser realizada.
Para além deste princípio é preciso ter em mente outros fundamentos da física quântica:
Foi o físico norte-americano Richard Feynmann quem deu a conhecer o facto de a matemática e a física serem diferentes da formulação original da física quântica, mas as previsões serem as mesmas.
A observação de um sistema altera a evolução desse sistema.


Make by Liberte Sua Mente


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...