26 de abr. de 2015

O que é Logos?

Conceito de Logos

LogosO termo Logos que vem do grego e é um dos mais importantes e pode ser traduzido como pensamento, razão, palavra, fala, conceito, discurso e conhecimento. Como exemplo, podemos dizer que se o mundo é racional é que o no mundo existe um logos.
Heráclito, filósofo grego que nasceu aproximadamente no ano 535 a.C., utiliza essa palavra, logos, na sua conhecida teoria do ser tomando ao termo logos como a grande unidade da realidade. Heráclito pede que escutemos a palavra logos, ou seja, que tenhamos paciência para que ele se manifeste por si mesma sem nenhum tipo de pressão para que ela apareça. Segundo o filósofo nós dispomos de um logos, ou da razão, que devemos utilizar para o conhecimento da realidade e a direção de nossa conduta.
Para Heráclito o logos é a razão que domina todo o universo e que faz possível a existência de ordem e regularidade no acontecimento das coisas. Para o filósofo, logos também está presente em nós e que deve servir para guiar-nos na nossa conduta e como instrumento para o verdadeiro conhecimento. Os estoicos, que provêm do estoicismo (movimento filosófico que surgiu no ano 301 a.C), acolhem esta tradição heracliteana ao considerar que o logos é o princípio divino que cria, domina e dirige a natureza e o universo.
O termo logos na comunidade cristã, já antes da redação atual do quarto evangelho, havia-se criado uma hino em que aparece o termo logos para descrever o divino mediador da criação que se fez carne. Com a ascensão da categoria logos, essa comunidade usou o termo como seu. Porém o conceito logos havia surgido no contexto cultural helenista, porém enquadrado numa perspectivafilosófica religiosa por Filón e carregado de aspectos sapientes da especulação religiosa dos judeus que dizia que Deus há direcionado sua palavra (logos) a humanidade. No entanto, ao confessar a dimensão divina do logos e ao afirmar que residia entre os homens, deu ao conceito um valor substancialmente diferente do que tinha na especulação religiosa Judeia e filosófica.
Nos dias atuais o uso mais habitual do conceito logos, está associado a ideia de logotipo (distintivo composto por caracteres e imagens para identificar uma marca, um produto ou uma empresa).


Artigo: http://queconceito.com.br/logos#ixzz3Sbx8rgkO



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...