30 de ago. de 2014

GLÂNDULA PINEAL



Corpo Humano e as funções do Cérebro
Por: Wilson Dias*
O corpo humano é comparado a um país, onde o cérebro é sua capital. As glândulas endócrinas que secretam os hormônios essenciais à vida, como: pituitária, pineal, tireóide, paratireóide, timo, supra-renais, e gônadas, juntamente com a pele que atua como fronteira ou barreira de proteção, representam os organismos de segurança nacional. Os nove sistemas de comando, tais como: imunológico, linfático, circulatório, digestivo/intestinal, urinário, respiratório, endócrino, nervoso e estrutural, representam os Estados da Federação. Os órgãos internos, como: fígado, vesícula, baço, coração, pulmão, rins etc., são os Municípios.

Na capital do corpo, que é o cérebro, encontram-se duas glândulas endócrinas, que fazem o papel dos poderes Executivo e Legislativo, que comandam as funções de todo o organismo. Essas glândulas são: a Pituitária e a Pineal. Quem ocupa o lugar de terceiro poder, que é o Judiciário, é a mente que comanda a nossa consciência, a razão e o raciocínio.

Essas duas glândulas endócrinas têm funções similares na produção de nove hormônios que regulam diversos processos corporais e estimulam a produção de outra série de hormônios exercendo influência desde a digestão até a menstruação e a ejaculação do sêmen masculino. Trata-se de um processo complicado que a própria ciência médica tem dificuldade para explicar. A glândula Pituitária, também conhecida como Hipófise, trabalha durante o dia, enquanto a Pineal trabalha à noite enquanto dormimos.

Apesar de serem pequeninas, do tamanho de uma ervilha, essas glândulas endócrinas comandam as demais glândulas e as funções gerais do corpo. Por estarem invaginadas no cérebro, elas o ajudam na produção de um hormônio conhecido como “melatonina”, que a Medicina Tradicional Chinesa chama de “secreção interna”, cujo nome científico é: N-acetil-5-metoxitriptamina.

A melatonina é “fabricada” pela glândula Pineal, partindo de uma substância chamada triptofan, um aminoácido que é produzido nos intestinos e atua como regulador das atividades vitais do organismo juntamente com outros vinte e um compostos orgânicos que constituem as peças básicas da vida humana. O triptofan é encontrado no abacaxi, como também nas sementes, nos legumes e nos cereais. Uma vez digerido pelo nosso organismo, o triptofan é convertido pela glândula Pituitária em um neurotransmissor chamado serotonina, o qual, pelo processo biomolecular, é logo transformada pela glândula Pineal em melatonina, enquanto dormimos. Pela manhã, com a penetração da claridade ou dos raios solares em nossos olhos, a glândula Pineal interrompe sua atividade e passa o plantão à sua companheira Pituitária, que se encarrega de fazer a distribuição da melatoninapara as demais glândulas endócrinas começando pela tireóide, passando em seguida pelo timo, depois pelas supra-renais e, finalmente, atinge as gônadas.


A glândula Pineal está situada no centro do cérebro e trabalha em comum acordo com a Pituitária, sendo que a primeira trabalha à noite e a segunda atua durante o dia. O tamanho de ambas é o de uma ervilha e tem forma de um feto. Quando pegamos uma soneca de 15 a 20 minutos depois do almoço, a Pituitária começa a converter o aminoácido triptofan em serotonina. À noite, ao passar o plantão para sua companheira, a Pituitária dá uma atribuição à Pineal que é a de converter a serotonina em melatonina. A Pineal, por sua vez, tem uma conexão direta com os olhos, de modo que, a ausência de luz ambiental, essa glândula endócrina entende que chegou o momento de converter a serotonina em melatonina. A produção de melatonina alcança seu ponto máximo por volta de 2 horas da madrugada, daí a importância de evitar estar acordado nesse horário.

A melatonina não é apenas um hormônio; é também um remédio natural produzido pelo laboratório divino que existe no interior do nosso corpo. Dentre outras coisas, a melatonina previne e combate insônia, nervosismo, estresse, envelhecimento precoce, depressão, doenças cardíacas, câncer, catarata, impotência masculina e frigidez feminina, além de epilepsia, hipertrofia da próstata e doenças de pele, pois desse hormônio se origina amelanina que garante a pigmentação da pele.

Ela é produzida, também, em laboratório. A melatonina sintética é de cor branca; é fabricada a partir de certos leguminosos, podendo ser usada tranqüilamente por vegetarianos.

Para estimular a Pineal na produção de melatonina, tome as seguintes medidas:

1- Evite dormir com a luz acesa; é importante dormir em escuridão completa, pois a claridade de uma luz mesmo sendo fraca, pode interromper a produção de melatonina, então, na manhã seguinte você pode acordar enfadado ou de mau humor como se não tivesse dormido. As crianças que dormem em quartos sob a claridade de luzes ou com um abajur ligado ao lado, são nervosas e irritadiças, porque a claridade impede de a Pineal produzir amelatonina. Caso o quarto seja de janelas por onde a luz da rua penetre, durma com os olhos vendados, com uma máscara preta; assim, a Pineal não é inibida na sua função.

2- Não beba água ou líquido antes de dormir, para evitar levantar-se várias vezes durante a noite para urinar; pois, o fato de você acender a luz, a claridade obriga a Pineal interromper a produção de melatonina. Essa interrupção abrupta, sendo repetida todas as noites, causa hipertrofia da próstata, no homem, e crescimento do útero ou a formação de miomas, na mulher.

3- Faça um jantar leve, e tome um banho quente, antes de dormir. O banho quente relaxa e induz ao sono.

4- Pela manhã, ao despertar, pratique exercícios físicos, e também o exercício do sol. Ao penetrar no interior do cérebro, através das pálpebras, a claridade ou os raios solares estimulam a Pituitária para transformar o aminoácido triptofan no neurotransmissor chamado serotonina e, quando noite, enquanto dormimos, a glândula Pineal o converte em melatonina.
Exercício do Sol - Sente-se em uma cadeira de frente para o sol, com os olhos fechados. Conte mentalmente até trinta, logo em seguida vire a cabeça para o lado esquerdo e conte até dez; depois se volte novamente para o sol e conte mais trinta, e logo após, vire a cabeça para o lado direito e, depois de contar até dez, volte-se mais uma vez para o sol e fazer a mesma contagem de antes. Repetir esse exercício cinco vezes. É um excelente remédio para prevenir e combater depressão.

5- Tome a cada noite um comprimido ou cápsula de 2 mg de melatonina, ou coma duas colheres de Pólen, sendo uma pela manhã e outra à noite, pois ajuda na produção de melatonina e induz ao sono. O Pólen é rico emmelatonina e em testosterona, o hormônio sexual masculino que previne o aborto.

6- Evite o uso exagerado de medicamentos, especialmente a “Aspirina”, como também, o excesso de gorduras de origem animal, e de calorias, pois eles inibem a produção de melatonina e reduzem a vida.

7- Use Ômega 3, ou Óleo de Peixe, pois esse produto estimula a Pineal na produção de melatonina. Também, faça uso de Levedura de Cerveja, soja, aveia, germe de trigo e suco de abacaxi, que são ricos em triptofan.


O processo de produção da melatonina - A serotonina é o processo inicial da melatonina. Ela é fabricada no intestino, pela vitamina B8 (biotina) e desenvolvida no cérebro. Esta vitamina, também conhecida como “vitamina H” é produzida pelas bactérias que se instalam no intestino grosso, e são obtidas dos resíduos dos seguintes alimentos: fermento biológico utilizado no fabrico de pães; soja; gema de ovo; chocolate, germe de trigo, aveia, nozes, rapadura, levedo de cerveja, amendoim e alguns cereais como cevada, milho, painço e vegetais. Esses alimentos ricos em carboidratos, vitaminas e sais minerais produzem o aminoácido chamado “triptofan”, que dá origem à “serotonina” que é transformada em “melatonina” pela glândula Pineal, a qual nos induz ao sono e previne vitiligo, calvície, pele seca e escamosa.

Com a ação da biotina o cérebro é estimulado para transformar a “serotonina” em “melatonina” e, pela manhã, ou seja, ao amanhecer, a Pituitária distribui para todo o corpo essa secreção interna do bem-estar via sistema endócrino. Enfim, o triptofan é um aminoácido que atua como regulador das atividades vitais do organismo juntamente com outros vinte e um compostos orgânicos que constituem as peças básicas da vida humana.

*Wilson Dias, é terapeuta holístico em iridologia, com especialização em Nutrição Natural;
- Delegado do Conselho dos Terapeutas do Estado da Bahia;
- Vice-presidente da Associação Baiana de Medicina Natural e Psicanalítica.


FONTE DE LUZ:http://www.freewebs.com/terapeutawilsondias/

http://semeadoradeluz.blogspot.com.br/2011/04/glandula-pineal.html

Um comentário:

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...