16 de jul. de 2014

Documentos Mostram Como a NSA Grampeia o Planeta

Posted by Liberte Sua Mente on quarta-feira, 16 Julho, 2014


Relatório detalha um programa chamado RAMPART-A, que intercepta o conteúdo de chamadas telefônicas, faxes, e-mails e chamadas do Skype pela NSA, a infame agência de segurança nacional americana.
Novo relatório feito pelo The Intercept e um jornal dinamarquês associado revela que a Agência de Segurança Nacional (NSA), além de seu conhecido programa de espionagem das nações do Five Eyes, também possui acordos de vigilância extensos e desconhecidos com outras nações, o que permite um acesso sem precedentes ao sistema de comunicação global e à informação privada de cidadãos do mundo todo que o utilizam.
Baseado em documentos fornecidos por Edward Snowden, o relatório detalha um programa chamado RAMPART-A, que usa “pontos de congestionamento” localizados pelo mundo e permite que a agência “intercepte o conteúdo de chamadas telefônicas, faxes, e-mails, chats de internet, dados de redes privadas, e chamadas de softwares como o Skype".
A NSA não deu nenhuma declaração ao The Intercept sobre o programa RAMPART-A, mas o porta-voz da agência, Vanne Vines, ofereceu esta: “o fato de que o governo dos EUA trabalha com outras nações, sob condições especificadas e reguladas, reforça a segurança de todos. Os esforços da NSA se focam em assegurar a proteção da segurança nacional dos Estados Unidos, seus cidadãos e nossos aliados, perseguindo unicamente aparatos de inteligência estrangeiros”.
Além do seu longo alcance, o que se sustenta sobre o programa é sua força bruta. Como explicou o jornalista do Intercept Ryan Gallagher, o poder computacional do equipamento usado no RAMPART-A “permite que a NSA verificar três terabytes de dados por segundo enquanto tais dados passam pelos cabos comprometidos - o equivalente a ser capaz de baixar cerca de 5.400 filmes de alta-definição por minuto.”
Os documentos mostram que havia pelo menos 13 locais secretos para o programa pelo mundo e Gallagher detalha como estes locais coincidem com tudo o que é conhecido sobre as parcerias da NSA, muito do que foi previamente reportado e documentado no novo livro de seu colega Glenn Grenwald, No Place To Hide.
Sobre a existência de um programa “politicamente explosivo” como esse, Gallagher explica que em troca de oferecer sede a poderosas estações de escuta, os governos e agências ganham “acesso ao sofisticado equipamento de segurança da NSA, e então eles também podem espionar os dados que passam por seu território.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...