1 de jun. de 2014

Cientistas querem criar transmissão de dados por teletransporte

Posted by Liberte Sua Mente on domingo, 01 Junho, 2014


É em provável que a humanidade jamais conheça alguma tecnologia capaz de realizar o teletransporte de seres vivos e grandes objetos. Mesmo assim, vários pesquisadores afirmam que estão buscando formas de fazer com que algo parecido com o teletransporte que imaginamos possa ser utilizado para a transmissão de dados. É o que promete o Professor Ronald Hanson, da Universidade de Tecnologia de Delft, na Holanda.

Ele lembra que transferir moléculas físicas em conjunto pode ser muito perigoso — se for possível, é claro. Mas ele também afirma que é possível realizar o teletransporte de uma partícula de informações. Em seu laboratório, Hanson criou uma forma de transformar informação de computadores em partículas subatômicas codificadas, graças aos conceitos do entrelaçamento quântico. E isso pode ser transmitido em até três metros sem qualquer perda.

Nos experimentos holandeses, as partículas eram transmitidas em quatro possíveis estados, sendo que cada um deles era correspondente a um qubit — que podem ser considerados uma versão quântica dos conhecidos bit de informações. Em um futuro a médio prazo, é possível imaginar que esse tipo de sistema possa garantir mais velocidade nas transmissões de informações em computadores quânticos.

Pesquisadores afirmam que esse tipo de sistema possa chegar às transmissões em maiores distâncias e com muito mais segurança, uma vez que elas não podem ser interceptadas por máquinas de terceiros — os próximos testes serão feitos no campus da universidade e envolverão distâncias de 1.300 metros. Será que algum dia teremos tecnologias desse tipo 

funcionando em nossos computadores ou esperar por isso ainda é sonhar alto demais?

http://www.tecmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...