17 de abr. de 2014

PARALISIA DO SONO



A maior parte da população mundial passa pelo menos uma vez na vida por essa experiência traumatizante, mas poucas pessoas conhecem seu nome e menos ainda sabem o motivo disso. A paralisia do sono é um fenômeno assustador que assusta pessoas do mundo inteiro.


O que é isso?
Quando nós dormimos, e passamos pelo ultimo estagio do ciclo do sono (REM – Movimento rápido dos olhos) acontecem os sonhos.
O corpo desativa todos os nossos músculos voluntários para que a gente não comece a correr na vida real quando sonhamos que estamos numa maratona, só que em alguns casos algumas características do sono REM se juntam com a vigília, ou seja, a pessoa abre os olhos e recupera a consciência mas todos os seus músculos ainda estão paralisados e o cérebro continua fabricando sonhos. Na prática, significa que a pessoa sem poder se mover, enxerga uma mistura de realidade e fantasia, a pessoa começa a ter delírios e alucinações a sensação mais comum é de que tem uma presença maligna dentro do quarto te observando enquanto outra criatura tenta te sufocar apertando seu peito. Também é comum aparecer cadáveres ou demônios andando ao redor da cama e até mesmo levantando seu corpo. Isso pode durar alguns segundos ou até 15 minutos.

Mas se nós só estamos visualizando nossos sonhos, por que essa sensação é tão assustadora?


Isso acontece porque quando temos a consciência de não podermos nos mover, nosso corpo assume o estado de hiperventilaria, onde toda ameaça é superestimada, o medo faz com que respiramos mais rápido e como não temos controle do nosso diafragma não conseguimos captar todo o ar que gostaríamos e dai vem o sufocamento. O que por sua vez, trás mais terror ainda.

Qual a maior especialidade do cérebro durante os sonhos?


Transformar sentimentos em seres e objetos, são essas personificações de nossos medos que se materializam ao nosso redor.
O fenômeno da paralisia do sono acontece no mundo inteiro e cada cultura tem um nome e interpretação diferente pra ele:


Ásia: É comum um fantasma sentado sobre o peito da pessoa
África: Geralmente é uma bruxa
Europa: São espíritos e demônios
Mas em todo lugar, a paralisia esta associada ao peso sobre nossa respiração, e dai que vem a palavra “pesadelo”.


A comunidade científica também acredita que é dessa fenômeno que vem muito dos relatos de viagem astral, processão demoníaca e abdução alienígena.
Até hoje ninguém sabe o que causa a paralisia do sono, mas felizmente as pessoas vão passar 1 ou 2 vezes por essa experiência na vida (a não ser que você queira). Se você já passou por isso, pode ficar tranquilo, não foi nada sobrenatural, foi só um sonho infeliz.

Porta para os Sonhos Lúcidos


A paralisia do sono pode ser usada como ferramenta de ingresso da consciência nos sonhos. Considerando que a pessoa ainda está com o corpo no seu estado rígido de sono, basta alguma experiência e tranquilidade para se utilizar da situação e voltar rapidamente a fase dos sonhos.
Em meio a paralisia, quando queremos experimentar sonhos lúcidos, devemos usar a imaginação, de modo a provocar interações com nossa criação mental, sem perder a consciência de que somos os criadores de tudo aquilo.
paralisia do sono.


Como interromper a paralisia?


Caso queira interromper o processo da paralisia, deve-se relaxar, respirar calmamente e se concentrar em pequenos movimentos dos olhos e da ponta dos dedos. Recomenda-se também mudança de posição na cama, caso não queira repetir mais episódios.

Como induzir a paralisia do sono?


É muito mais fácil induzir a paralisia do sono após o corpo ter utilizado as primeiras horas de sono para se reparar. Sendo assim, programe o seu despertador para tocar seis horas depois de se ter deitado para dormir. Quando o alarme tocar, levante-se e beba um copo de água, para desse modo despertar completamente. Depois de ter feito isso, volte para a cama.
Novamente deitado, e já com seis horas de sono, tente dormir outra vez, mas agora permaneça consciente enquanto o seu corpo relaxa. Não pense em nada, fique simplesmente concentrado no presente, e acima de tudo não se mexa. O seu corpo vai adormecer, mas a sua consciência permanecerá acordada. Vai sentir um formigueiro no corpo, mas continue a não se mexer. Alguns minutos depois do formigueiro se instalar, o seu corpo ficará paralisado. A partir daí pode permanecer nesse estado, caso decida continuar a não se mexer, ou sair dele, caso decida mexer os dedos dos pés até despertar por completo.
O estado de paralisia do sono (atonia REM) não mata nem provoca danos físicos ou psicológicos. A única sensação marcante é o sentimento de terror absoluto, que é a grande barreira que impede que os afetados por esta condição utilizem a mesma para aceder aos sonhos lúcidos. Quando se consegue aprender a suportar o terror da paralisia do sono, o que é possível com a prática, as portas para a fantástica experiência de sonhar totalmente consciente ficam escancaradas.


http://xistudo.com.br/paralisia-do-sono/



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...