16 de abr de 2014

FOTO DE "CRISTÃO" SENDO QUEIMADO VIVO NA NIGÉRIA. SERÁ MESMO???


Descubra conosco se essa notícia que afirma que cristão foi queimado vivo na Nigéria, apenas por estar lendo a Bíblia, é verdadeira ou farsa!
A imagem circula pelas redes sociais desde o começo de maio de 2013 e mostra um homem ajoelhado, c
arbonizado no meio das chamas. As várias versões do texto que acompanham essa fotografia contam que ele seria uma das 50 vítimas que foram queimadas na Nigéria somente pelo fato de serem cristãos.
Como a imagem é bastante impactante, resolvemos mascarar a foto. Mas a dúvida é a mesma de sempre:
Será que isso é verdadeiro ou falso?
Homem teria sido queimado na Nigéria por estar lendo a bíblia. Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)
Homem teria sido queimado na Nigéria por estar lendo a bíblia. Verdade ou farsa? (foto: Reprodução/Facebook)

Verdadeiro ou falso?
Confesso que tive certa dificuldade em encontrar a verdadeira origem dessa imagem. Havia muitas versões diferentes em vários sites que a publicaram pelo mundo…
Dessa vez, tivemos a ajuda do leitor (e agora também amigo) do E-farsas Rosemberg Franca, que teve o trabalho de realizar o que muito jornalista por aí tem preguiça de fazer: Dar uma pesquisada na web!
Rsemberg descobriu pra nós que o homem que aparece na foto se chamava Ernesto Alfabeto Nhamuave, um moçambicano que foi queimado vivo em maio de 2008, durante um ataque violento na África do Sul contra os estrangeiros – que acabaram fugindo do país depois disso.

56 outros moçambicanos morreram no mesmo ataque sofrido por Ernesto.
De acordo com o Mail & Guardian e com o Daily Mail, Ernesto chegou à África do Sul para ganhar dinheiro para sua família pobre, mas ele foi pego na violência xenófoba que varreu o país em 2008. Foi assassinado por uma multidão em alvoroço Ramaphosa, município no East Rand, que lhe ateou foto e o deixou irreconhecível.
Levou duas semanas até que alguém da família reconhecesse seu corpo (seus irmãos o reconheceram por causa de um defeito de nascença em um dos pés do defunto).
Muitos sites e blogs sensacionalistas aproveitaram a imagem chocante do homem sendo queimado vivo para inventar a história de que ele seria um dos cristãos que teriam sido queimados na Nigéria apenas por estarem lendo a bíblia. Já mostramos aqui no E-farsas outras imagens de pessoas queimadas que estariam se espalhando pela internet como sendo de cristãos perseguidos, mas – da mesma forma que a foto do Ernesto – são de outros incidentes que nada tem a ver com religião.
Impunidade
Desde 2008 a família de Nhamuave procura por justiça, mas em 2010 a polícia encerrou um inquérito informal com as investigações sobre possíveis suspeitos do assassinato de Ernesto, concluindo que não há como saber quem foi (ou quem foram) o(s) assassino(s) do chefe da família. E ficou por isso mesmo!


Família a espera de justiça até hoje. (foto: Reprodiução/Mail e Guardian)

CONCLUSÃO


A imagem é real, mas os motivos que levaram ao crime que matou o moçambicano Ernesto Nhamuave foram xenofóbicos. Ele foi morto por ser estrangeiro numa terra que estava em guerra aos “de fora” e não por ser cristão. A religião, nesse caso, ficou de lado.

Um comentário:

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
▲ Topo