14 de jan. de 2014

SUA PANELA CONTRIBUI PARA SUA SAÚDE?

Posted by Liberte sua Mente on terça-feira, 14 Janeiro, 2014



Se você não sabe, existem componentes nas panelas que fazem mal à saúde e podem passar para os alimentos, sobretudo nas panelas de metal.

Esses componentes são liberados mais facilmente quando usamos esponja de aço para limpar as panelas. O atrito da esponja na panela aumenta as chances de materiais como alumínio passar para os alimentos. O ideal é deixar as panelas de molho ou usar água quente.

Panela esquecida no fogo é outro grande perigo. O alumínio e o teflon, por exemplo, evaporam e, se aspirados, vão direto para o pulmão.

CONHEÇA ALGUNS MATERIAIS

COBRE

A grande vantagem do cobre é ser um metal mais resistente à corrosão. Na culinária, conquista pela beleza e transmissão rápida de calor de forma homogênea. Mas ele se transfere para qualquer alimento, especialmente os mais ácidos. Pequenas quantidades desse metal podem produzir náuseas, vômitos e diarréia, enquanto a ingestão contínua de quantidades maiores de cobre pode causar dano renal, alterações osteoarticulares, dores nas juntas e até lesões cerebrais, demonstradas em tomografia computadorizada. Por isso, os utensílios culinários devem ter a superfície interna revestida com politetrafluoretileno (PTFE), titânio ou aço inoxidável.


ALUMÍNIO

As panelas de alumínio são as mais comuns e as mais baratas. Mas também são as que causam mais polêmica. O alumínio passa dos utensílios culinários para alimentos ácidos ou alcalinos. Há três décadas, pesquisadores levantaram a suspeita de que a ingestão do alumínio estaria relacionada com a incidência dos males de Alzheimer e de Parkinson.


Átomos de alumínio podem desencadear diferentes processos metabólicos associados a doenças do sistema esquelético, neurológico e hematológico.

Pesquisas mostram que a migração do alumínio é maior em panelas de pressão que em panelas normais ou em fôrmas de bolo. Na limpeza é indicado o uso de bucha macia em vez de esponja de aço, pois o polimento remove a camada de óxido de alumínio, que dificulta a passagem de alumínio para a comida.


INOX

O aço inoxidável, conhecido popularmente como inox, é composto por ferro, cromo e níquel. Demora a esquentar, mas também a esfriar. No Brasil não há dados que comprovem a transferência dos componentes do inox para a comida. O aconselhável é não escovar a panela com esponja de aço. No polimento forma-se uma camada protetora de óxido que ajuda a impedir que os metais passem para os alimentos.

FERRO

O uso regular da panela de ferro previne e trata a anemia. O uso da panela é indicado sobretudo para vegetarianos, mulheres em idade fértil e crianças.


VIDRO

As panelas de vidro são as únicas que não transferem qualquer resíduo para a comida. O material é obtido por um processo de congelamento de líquidos superaquecidos. O maior atrativo do vidro são a beleza e a transparência, que permite ver o processo de elaboração dos alimentos. A facilidade da limpeza é outro ponto positivo. Mas o preço e a fragilidade do material pesam na escolha.


CERÂMICA

As panelas de cerâmica, principalmente as de barro com superfície marrom brilhante, devem ter selo de qualidade que garanta que não são usados compostos à base de chumbo. É comum encontrar em países pouco desenvolvidos produtos cerâmicos elaborados com óxido de chumbo na vitrificação. O chumbo é facilmente dissolvido no alimento, especialmente os ácidos. Saladas, frutas ácidas ou fermentados em contato com esse material podem ficar contaminados com componentes pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. A intoxicação por cádmio traz problemas respiratórios, bronquite e hipertensão. O organismo incorpora o chumbo, que é altamente tóxico. Nas crianças, os danos são a diminuição da capacidade mental, enquanto nos adultos o chumbo provoca anemia. O ideal são panelas de barro ou de cerâmica ofuscada.

TEFLON


A descoberta de um revestimento antiaderente em 1938 chegou às cozinhas americanas na década de 60 e provocou uma revolução no conceito de panela prática. Atualmente, as panelas mais modernas são denominadas teflon II por serem revestidas com primer (substância usada para ligar o teflon ao alumínio). O novo revestimento impede que o material passe para o alimento quando o teflon descasca. A maior preocupação com a panela é ecológica. Pesquisadores da Universidade de Toronto, no Canadá, descobriram que o teflon se corrompe quando esquentado a temperaturas de 200 a 500 graus centígrados. A evaporação do teflon origina gases CFC, responsáveis pela destruição da camada de ozônio.


ESMALTADO

As panelas esmaltadas atraem pela beleza, mas podem fazer tão mal quanto as de cerâmica vitrificada, pois o esmalte usado pode conter elementos tóxicos, como chumbo, e os decalques na superfície interna podem conter cádmio. Deve-se ter cuidado também com utensílios pintados à mão, uma vez que algumas tintas contêm chumbo, que pode ser transferido para os alimentos. É desaconselhável o uso de utensílios antigos, fabricados antes de 1980, tanto esmaltados quanto de cerâmica.

PEDRA-SABÃO

A natureza antiaderente e a capacidade de reter calor por muito tempo são as características mais atrativas das panelas de pedra-sabão. A panela é comprada ''crua'', por isso a cor dela é clara. É um utensílio que libera quantidades expressivas de elementos nutricionalmente importantes, como cálcio, magnésio, ferro e manganês.

CONCLUSÃO

O melhor é ter panelas diferentes, sobretudo de vidro, para ferver água, fazer chá e café, pois não interfere no gosto da água; de pedra-sabão, para feijão, arroz, refogados, e de ferro, para usar uma ou duas vezes por semana. Eu só não uso a de alumínio, por sua alta capacidade de transferir esse metal perigosíssimo para a saúde.


Texto adaptado de UOL Notícias
http://www.curapelanatureza.com.br/2008/03/sua-panela-contribui-para-sua-sade.html#sthash.0PDpS8ze.dpuf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...