21 de jan. de 2014

SENSORES DE VESTIR: NOVA FORMA DE TECNOLOGIA FLEXÍVEL PARA USAR NO CORPO

Posted by Librte Sua Mente on terça-feira, 21 Janeiro, 2014


Projeto prevê a utilização da tecnologia em tecidos, diretamente na pele ou na fabricação de próteses inteligentes

Pesquisadores da Universidade Estadual da Carolina do Norte desenvolveram sensores multifuncionais de vestir a partir de nanofios de prata que podem ser incorporados em tecidos. O projeto prevê a aplicação em áreas da biomedicina, para uso militar ou ainda para atletas de alta performance.

Os sensores podem medir a tensão dos músculos, a pressão sanguínea, sentir o toque humano e verificar sinais
 bioeletrônicos como eletrocardiogramas. A tecnologia pode trazer benefícios para o desenvolvimento de novos tipos de próteses inteligentes, além de possibilitar novos sistemas de base robótica ou mesmo em painéis de toque flexíveis.

Isso porque os sensores utilizam um tipo de fibra que é capaz de esticar até 150 vezes o seu tamanho normal. Os sensores são fabricados com base em uma condição de deformação e mudança física do campo elétrico. Algo similar é utilizado na construção das telas sensíveis ao toque que equipam aparelhos de smartphone.

No caso dos nanofios de prata deste projeto, a tecnologia permite que os sensores se curvem tanto quanto a pele humana. Na verdade, os sensores são primeiro dispostos em um polímero líquido, que se torna elástico e superfino depois de aquecido. Um material isolante, colocado os condutores dos nanofios, dá a capacidade de leitura dos sensores, que podem medir as diferenças provocadas pelo ambiente e pela resposta do corpo.

Respostas inteligentes do corpo
De acordo com o Dr. Yong Zhu, um professor associado de engenharia mecânica e aeroespacial da Universidade, "esses sensores poderiam ser usados para ajudar a desenvolver próteses que respondem ao movimento do usuário e fornecer feedback durante o uso". Ele prevê ainda como a tecnologia pode beneficiar o campo da robótica, já que os sensores podem “sentir” o ambiente e também “poderiam ser incorporados em roupas para acompanhar o movimento ou monitorar a saúde física de um indivíduo”.

Os resultados iniciais do projeto são animadores. Os sensores são de baixo custo de fabricação e apresentam um tempo de resposta bastante rápido, de meros 40 milissegundos. Para quem deseja conhecer os detalhes deste projeto, pode ler na íntegra o artigo “Wearable multifunctional sensors using printed stretchable conductors made of silver nanowires”, publicado pelos pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte.

Fonte: North Carolina State University, Publishing: Royal Society of Chemistry, Gizmodo, The Verge


Leia mais em: http://www.tecmundo.com.br/invencao/49296-sensores-de-vestir-nova-forma-de-tecnologia-flexivel-para-usar-no-corpo.htm#ixzz2qsDQh4ge

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...