25 de dez. de 2013

O SAL MARINHO É REALMENTE BENÉFICO?






Muitas são as dúvidas sobre o sal marinho, se é saudável, se devemos adiciona-lo ou não à comida, etc.
Devido ao seu teor mais baixo em sódio e seu refinamento, o sal marinho é recomendado para pessoas com problemas cardíacos, obesos, para retenção de líquidos ou simplesmente para aqueles que desejam cuidar da saúde.

Sal marinho X sal de mesa

Primeiramente, devemos saber que o sal “comum”, passa por um processo onde o magnésio e outros minerais são eliminados. Além disso, o iodo natural é destruído durante sua refinação e o iodo de potássio é adicionado em altos níveis, quase sempre níveis tóxicos.
Logo, é adicionada dextrose como estabilizadora e um agente de branqueamento para que o sal chegue à cor que conhecemos.
O sal do mar, ou sal marinho é seco naturalmente, ao sol. Não passa por nenhum processo e contém quantidades microscópicas de vida marinha e claro, iodo natural. É de coloração menos branca e levemente mais úmido.
Tem um sabor mais forte e é menos utilizado em receitas de cozinha, apesar de proporcionar o mesmo efeito do sal refinado.
Logo, se comparamos as características de cada tipo de sal, perceberemos por que o sal marinho é mais saudável para a ingestão diária.



O sal marinho é seco naturalmente, ao sol, e não por processos que o fazem perder suas propriedades naturais. (Foto: Cocoabiscuit / Flickr.com)

Benefícios do sal marinho para a saúde

Ao consumir o sal marinho diariamente, equilibraremos e nutriremos nosso organismo com minerais essenciais. Alguns dos benefícios que este sal nos oferece são:

- Excelente para a concentração e expansão muscular, estimulo dos nervos, bom funcionamento das glândulas suprarrenais e em outros processos biológicos;
- Nos proporciona cloreto, que serve para produzir os ácidos necessários na digestão de proteínas, enzimas e hidratos de carbono.
- É excelente para pessoas que desejem equilíbrio do peso.
- Por conter magnésio, ajuda na produção de enzimas, transmissão nervosa, formação óssea, resistência a doenças cardíacas e criação de esmalte para os dentes.
- Deve ser consumido por crianças pequenas, pois ajuda no desenvolvimento cerebral.
- Ajuda a estabilizar os batimentos cardíacos e serve para regular a pressão arterial ou frear os níveis altos.
- Elimina os depósitos de sódio prejudiciais ao corpo.
- Permite um sono mais profundo, relaxante e longo (se ingerido com água quente antes de dormir).
- Limpa a mucosa, congestão nasal e seios nasais.
- Mantêm os eletrólitos no corpo, essenciais para o processamento da comunicação entre as células do cérebro.
- Combate a retenção de água e ajuda a dissolver cálculos renais.




Os inumeráveis benefícios do sal marinho o torna uma opção mais saudável que o sal comum. (Foto: LittleMissPlump – Sara / Flickr.com)

Ao contrário da crença popular, o sal não é prejudicial, se consumimos o sal do tipo marinho. Ajuda nosso corpo em vários aspectos e é mais saudável que o sal comum, esse ultimo que passa por vários processos para chegar a nossas mesas.
E você? Já provou o sal marinho? O que está esperando...


http://saudealternativaa.blogspot.com.br/2013/12/o-sal-marinho-e-realmente-benefico.html



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...