29 de dez. de 2013

LÍQUIDO NAS REFEIÇÕES: ATÉ QUE PONTO É PREJUDICIAL?



Muitas pessoas se proíbem de consumir líquido nas refeições com as mais diferentes justificativas. Dizem que dificulta a digestão, dá barriga, engorda e outras tantas. O que é verdadeiro entre essas crenças?

Nosso estômago é bastante dinâmico e se adapta aos nossos hábitos. Se você iniciar um consumo elevado de alimentos em todas as refeições, ele terá sua capacidade aumentada, suportando assim maior quantidade de alimento.

Dessa forma, ao consumirmos líquidos nas refeições, estaremos impondo ao estômago que se adapte a este volume (líquido + alimento), que repercutirá em aumento do tamanho físico deste órgão. Um volume grande de alimento + líquido pode trazer a sensação de desconforto gástrico, que repercute em algumas pessoas com mal-estar. Essa situação de plenitude gástrica (estômago cheio) já foi sentida por todos nós. Por exemplo, quando sentimos muita sede e consumimos grandes volumes de líquido seguidamente em curto espaço de tempo. 

Estudos clássicos demonstram que a ingestão de líquidos junto com as refeições não prejudica a digestão, principalmente porque a digestão não ocorre apenas no estômago, ela se prolonga até o intestino. Alguns pesquisadores acreditavam que, ao consumirmos muito líquido durante a refeição, parte do ácido clorídrico presente no estômago seria diluído, comprometendo assim a digestão. Entretanto isso não ocorre, parte do líquido consumido é utilizada para a própria síntese deste ácido, que tem sua concentração extremamente controlada pelo organismo (salvo em algumas enfermidades). Isso quer dizer que não ocorre comprometimento da capacidade digestiva pela diluição gástrica.

Alguns estudos têm demonstrado até melhora da ação de enzimas digestivas na presença de componentes presentes em algumas bebidas, como polifenóis. A pergunta que resta é: este consumo pode engordar? A resposta a esta indagação é: depende. Pela água não, pois esta não fornece energia. Porém, se a bebida for composta com outros nutrientes, como carboidrato, proteína, lipídeo ou álcool, a resposta é sim. Desta forma, a recomendação é: não exagere. Se você tem o hábito de ingerir líquidos durante a refeição, não há qualquer problema desde que o volume não seja exagerado (cerca de 250 mL por refeição é suficiente). Tome cuidado também com o valor calórico da bebida a ser ingerida.

Fonte:Nutritips (texto adaptado) - See more at: http://www.curapelanatureza.com.br/2011/12/liquido-nas-refeicoes-ate-que-ponto-e.html#sthash.0NVTFL76.dpuf




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...