16 de out. de 2013

ATENÇÃO....CUIDADO COM O USO DE ANTI-INFLAMATÓRIOS

Posted by Liberte Sua Mente on quinta-feira, 17 Outubro, 2013

Os anti-inflamatórios estão entre os medicamentos mais prescritos e consumidos indiscriminadamente para dores musculares de maneira geral, não sendo diferente para as queixas de dores nas costas. Porém, como qualquer medicação, devem ter o uso controlado e administração somente com indicação médica.
A automedicação
Grande parte das pessoas, principalmente no Brasil, possuem o hábito de tomar remédios por conta própria e de uma forma indiscriminada, se automedicando. Muitos justificam tal ato pela dificuldade de acesso ao médico, pela demora nos atendimentos, pelo custo de consultas e/ou medicações, ou mesmo se referindo que “um remédiozinho não fará mal e é mais fácil. Se não resolver, procuro um médico; mesmo porque eles sempre prescrevem a mesma coisa”.
Porém, o uso abusivo de medicamentos, principalmente na idade avançada, pode ser mais prejudicial do que benéfico e muitos estudos já demonstraram a grande quantidade de casos de intoxicação por excesso ou incompatibilidade medicamentosa, levando até à morte.
O mau uso das medicações não só leva a sérios problemas de saúde, como também pode piorar o quadro inicial, prejudicando a evolução positiva da patologia.
O consumo inadequado e seus efeitos
O uso de medicamentos para alívio da dor é sempre um problema por causa dos efeitos colaterais. Estudos comprovam casos de insuficiência renal, problemas hepáticos (hepatite), cardiológicos, alteração da mucosa gástrica, úlcera, hemorragias pulmonares, comprometimento no sistema nervoso central e periférico.
O uso prolongado de anti-inflamatórios e outros fármacos, além de todos os efeitos adversos que lhes são peculiares, pode ainda aumentar a chamada permeabilidade intestinal, favorecendo a absorção de substâncias indesejáveis pelo intestino e que passam à corrente sanguínea, intoxicando todo o organismo.
Recomendações
Recomenda-se hoje fortemente a ingestão de uma menor quantidade de   remédios, principalmente pelas crianças e idosos, apesar da propaganda maciça em sentido contrário e evitar praticar a automedicação, procurando utilizar os anti-inflamatórios sempre com cautela, com prescrição e acompanhamento médico.
Siga corretamente as orientações médicas. Observe os efeitos colaterais durante o tratamento e informe imediatamente seu médico. São medicamentos aparentemente inofensivos, mas que podem lesar a muito a saúde.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...