19 de mar. de 2013

DR. ÍTALO TAMBÉM APONTA A ILUMINAÇÃO ARTIFICIAL COMO CAUSADORA DE CÂNCER



CURIOSAMENTE, O GOVERNO TEM FEITO INÚMERAS CAMPANHAS PARA QUE A POPULAÇÃO SUBSTITUA A LÂMPADA INCANDESCENTE PELA FLUORESCENTE, MAS NÃO ALERTA SOBRE OS DANOS QUE ELA PODE CAUSAR A SAÚDE.

OS PRODUTOS QUÍMICOS UTILIZADOS NAS LÂMPADAS FLUORESCENTES SÃO UM RISCO PARA A SAÚDE HUMANA E PARA O MEIO AMBIENTE.

- O CÁDMIO CAUSA TOSSE, FALTA DE AR, INFLAMAÇÃO NO SISTEMA RESPIRATÓRIO E ATÉ A MORTE.

- O CHUMBO PODE CAUSAR NÁUSEA, CONFUSÃO MENTAL E PERDA DE MEMÓRIA.

- O MERCÚRIO PROVOCA INSÔNIA, FALHA DE MEMÓRIA, E FRAQUEZA MUSCULAR. ELE TEM EFEITO ACUMULATIVO E A EXPOSIÇÃO PROLONGADA CAUSA DANOS PULMONARES, RENAIS E NEUROLÓGICOS, CAUSANDO DOENÇAS COMO O MAL DE MINIAMATA.

EM 1953, NA REGIÃO DE MINAMATA – JAPÃO, HOUVE O PRIMEIRO CASO COMPROVADO DE LESÃO NO SISTEMA NERVOSO CENTRAL.

O MERCÚRIO SE ESPALHA NO AMBIENTE QUANDO A LÂMPADA SE QUEBRA E CAUSA DANOS IRREPARÁVEIS AO ORGANISMO. QUALQUER PESSOA NAS PROXIMIDADES ESTÁ ARRISCADA A INALAR PARTÍCULAS DO MERCÚRIO OU TER SUA PELE CONTAMINADA POR ESTE METAL PESADO OU ATÉ INGERÍ-LO AO LEVAR A MÃO OU OBJETOS CONTAMINADOS A BOCA, MESMO MUITOS DIAS APÓS A LÂMPADA TER SE QUEBRADO.

O MERCÚRIO INALADO OU INGERIDO ENTRA NA CORRENTE SANGUÍNEA E INSTALA-SE NOS ÓRGAOS, DE ONDE O ORGANISMO NÃO CONSEGUE MAIS ELIMINÁ-LO.

AS REAÇÕES SÃO DIVERSAS, DEPENDENDO DO GRAU DE CONCENTRAÇÃO. GERALMENTE, QUEM FOI INTOXICADO DESSA MANEIRA PODE APRESENTAR SINTOMAS COMO DOR DE ESTÔMAGO, DIARRÉIA, TREMORES, DEPRESSÃO, ANSIEDADE, GOSTO DE METAL NA BOCA, DENTES MOLES COM INFLAMAÇÃO E SANGRAMENTO NAS GENGIVAS, INSÔNIA, FALHAS NA MEMÓRIA E FRAQUEZA MUSCULAR, NERVOSISMO, MUDANÇAS DE HUMOR, AGRESSIVIDADE, DIFICULDADE DE CONCENTRAÇÃO E ATÉ DEMÊNCIA, POR ACUMULAR-SE ESPECIALMENTE NO CÉREBRO.

CADA LÂMPADA TEM UMA QUANTIDADE PEQUENA DE MERCÚRIO, CONTUDO, SE CINCO LÂMPADAS SE QUEBRAREM EM UM AMBIENTE POUCO VENTILADO JÁ TRAZEM UM ALTO RISCO IMEDIATO A QUEM ESTIVER POR PERTO.

UMA INDÚSTRIA UTILIZAVA O Hg (MERCÚRIO) INORGÂNICO CHEGANDO A CONTAMINAR A BAHIA DE MINAMATA. A ÁGUA E OS ALIMENTOS INGERIDOS COMO VERDURAS E PEIXES FORAM A FONTE DA CONTAMINAÇÃO.

MAIS DE 1.300 PESSOAS MORRERAM INTOXICADAS COM SINTOMAS DA DOENÇA CONHECIDA COMO O MAL DE MINAMATA OU DOENÇA DE MINAMATA.

APROXIMADAMENTE 77% DOS USUÁRIOS BRASILEIROS DESCARTAM AS LÂMPADAS FLUORESCENTES QUEIMADAS EM LIXÕES, ATERROS INDUSTRIAIS OU SANITÁRIOS QUE FAVORECEM A CONTAMINAÇÃO DO SOLO, SUBSOLO E MANANCIAIS HÍDRICOS

 AO UTILIZAR ESSE TIPO DE LÂMPADA EM LARGA ESCALA, SEM UMA CORRETA ORIENTAÇÃO DO QUE FAZER NO CASO DELA QUEBRAR E SEM SABER PARA ONDE ENCAMINHAR AS LÂMPADAS QUEIMADAS, TODOS NÓS CORREMOS RISCOS.

SE LEVADAS PARA LIXÕES OU TRITURADAS EM CAMINHÕES DE LIXO E DEPOSITADAS EM UM ATERRO, O MERCÚRIO DE SEU INTERIOR PASSA A CONTAMINAR O SOLO E LENÇÓIS FREÁTICOS, TORNANDO-SE UM AGRESSOR SILENCIOSO, INFILTRADO ONDE VIVEMOS.

A SUA RECICLAGEM REQUER PROCEDIMENTOS ESPECIALIZADOS QUE RARÍSSIMAS INDÚSTRIAS ESTÃO HABILITADAS A REALIZAR NO BRASIL. ALÉM DISSO, AS QUE RECICLAM ESTE TIPO DE LÂMPADAS COBRAM DE R$ 0,30 A R$ 0,70 POR LÂMPADA, MAIS O VALOR DO FRETE. QUANTOS ESTÃO DISPOSTOS A PAGAR POR ISSO?

PARA FECHAR O CÁLCULO DA VANTAGEM QUE ELAS REPRESENTAM, É NECESSÁRIO COMPARAR QUANTA ENERGIA E QUANTO DE ÁGUA SE GASTA NESTA RECICLAGEM, EM RELAÇÃO À ECONOMIA DE ENERGIA QUE ELAS GERAM.

POR ENQUANTO, A REALIDADE É QUE MUITA GENTE SE EXPÕE AO CONTÁGIO PELO MERCÚRIO COMO LIXEIROS E CATADORES DESAVISADOS, QUE ACEITAM A DOAÇÃO DESTAS LÂMPADAS OU ATÉ MESMO AS RECOLHEM DO LIXO PARA REAPROVEITAR O SEU ALUMÍNIO E SEU VIDRO.

A FABRICAÇÃO DAS LÂMPADAS FLUORESCENTES E SUA RECICLAGEM REPRESENTAM RISCOS CONSTANTES AOS TRABALHADORES QUE AS MANIPULAM.

PARA MINIMIZAR A PREOCUPAÇÃO DA POPULAÇÃO EM RELAÇÃO AOS PERIGOS QUE A LÂMPADA FLUORESCENTE OFERECE, ELES DIZEM QUE SÓ HÁ PERIGO SE ELAS SE QUEBRAREM, MAS ISSO NÃO É VERDADE.

PRIMEIRO QUE O RISCO DESSAS LÂMPADAS QUEBRAREM NÃO É PEQUENO.

ROBERTO PEREIRA ARAÚJO, DIRETOR DO ILUMINA (INSTITUTO DO DESENVOLVIMENTO ESTRATÉGICO DO SETOR ELÉTRICO) AFIRMA QUE HÁ UMA DIFERENÇA MUITO GRANDE ENTRE AS MARCAS DE LÂMPADAS FLUORESCENTES OFERECIDAS PELO MERCADO. HÁ MARCAS, COMO AS CHINESAS, QUE QUEIMAM E QUEBRAM COM FACILIDADE.

SEGUNDO QUE A SIMPLES EXPOSIÇÃO A ESSE TIPO DE ILUMINAÇÃO PODE CAUSAR GRAVES DANOS À SAÚDE.

A ILUMINAÇÃO PELA LÂMPADA FLUORESCENTE SE DÁ ATRAVÉS DE UM GÁS IONIZADO QUE, SUBMETIDO À UMA TENSÃO ELÉTRICA, PRODUZ RAIOS ULTRAVIOLETA QUE, QUANDO ATINGEM O FÓSFORO BRANCO, PRODUZ LUZ VISÍVEL. O PROBLEMA É QUE NEM TODOS ESSES RAIOS UV FICAM NO FÓSFORO E MUITOS PASSAM, ATINGINDO A PELE, O QUE PODE CAUSAR CÂNCER.

ALÉM DISSO, SUA LUZ É INTERMITENTE, ISTO É, PISCA EM RÁPIDOS CICLOS, O QUE CAUSA DOR DE CABEÇA E MAL ESTAR A QUEM SE EXPÕE POR MUITO TEMPO A ELA.

ASSIM COMO NO CASO DO PROTETOR SOLAR, O INCENTIVO AO USO DA LÂMPADA FLUORESCENTE DEIXA CLARO QUE NÃO HÁ A MENOR PREOCUPAÇÃO EM PRESERVAR A SAÚDE DA POPULAÇÃO.

PODEMOS OBSERVAR DUAS EVIDÊNCIAS: A SEDE DESENFREADA DAS EMPRESAS DE GANHAR DINHEIRO, MESMO QUE CUSTE A VIDA DE MUITA GENTE, E O DESEJO DO SISTEMA DE EXTERMINAR A POPULAÇÃO.

Fonte - Canal Descubra

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário, será muito legal...meu muito obrigado!! Volte Sempre!!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...